MEDITAÇÃO

AO SENHOR, MEU DEUS, QUE PODE TODAS AS COISAS, TODA HONRA E TODO LOUVOR!

domingo, 18 de maio de 2014

SUOR EXCESSIVO (HIPERIDROSE): TRATAMENTO EFICAZ

A transpiração é um mecanismo para o controle da temperatura do corpo. É comum transpirarmos mais quando somos expostos  a temperaturas  elevadas, estamos com febre, nervosos, envergonhados ou com medo.

Segundo  Dra. Irene Cardoso Ribeiro Pedrosa - Duoderme - Centro Dermoestético - Centro de Laser -  "A sudorese excessiva, ou hiperidrose, consiste da produção excessiva de suor, decorrente de hiperatividade das glândulas sudoríparas.

É independente dos processos de regulação da temperatura corporal.  Normalmente é acentuada pela ansiedade ou estresse.

A hiperidrose pode ser  decorrente de algumas doenças, como alterações hormonais, e do uso de alguns tipos de medicações, por exemplo.

Mas, na maior parte dos casos, ela é primária, ou seja, não é causada por uma doença de base.

A hiperidrose pode ser generalizada, aquela que acomete o corpo todo e pode ser focal ou localizada, que ocorre, preferencialmente, em locais como axilas, mãos e pés".

A sudorese excessiva pode prejudicar a qualidade de vida das pessoas afetadas, podendo levar a desconforto físico e comprometimento das atividades pessoais e profissionais.

Alguns indivíduos relatam que, devido à sudorese excessiva, precisam trocar de roupas várias vezes ao dia e carregam consigo toalhas, lenços ou antitranspirantes para ajudá-los no controle do problema.

"É importante a avaliação médica, para a correta identificação da doença e introdução do tratamento adequado, prossegue Dra. Irene Cardoso.

Isto pode diminuir o desconforto físico e emocional decorrente da hiperidrose.

Existem algumas opções terapêuticas para o tratamento da hiperidrose localizada, que variam de acordo com o local afetado (mãos,  axilas, pés, etc), intensidade do problema, grau de acometimento da qualidade de vida, entre outros fatores.

Dentre as medidas incluem o uso de antitranspirantes, medicações orais (tomadas pela boca) e aplicação de toxina botulínica.

O tratamento mais estudado para a hiperidrose é a aplicação da toxina botulínica tipo A.

Trata-se de um medicamento mundialmente reconhecido e aprovado para fins terapêuticos e estéticos, sendo que no Brasil está aprovado há mais de 10 anos para indicação estética.

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento médico, que pode ser realizado em consultório, sem necessidade de internação, através de aplicações nos locais afetados.

Quando aplicada nas axilas, a toxina bloqueia a passagem do estímulo que provoca a produção excessiva de suor.

O uso da toxina  botulínica tipo A é uma opção para quem sofre deste distúrbio e a redução do suor pode chegar a 99,4% no primeiro mês, e os efeitos podem durar até 1 ano ou mais.

Em síntese, é um tratamento simples, eficaz, rápido e preciso que melhora a qualidade de vida do paciente", finaliza Dra. Irene.

Qualquer informação podem ligar 3255-1221 / 3231-0115.


Nenhum comentário:

Postar um comentário